Guardiões do Fogo - Episódio Cerrado Amazônico

Percorremos uma das regiões mais devastadas pelos incêndios, em 2019. É na fronteira do Cerrado com a Amazônia que mais se desmata. E é na época da seca que os incêndios e os conflitos ficam mais intensos

O Governo e ruralistas tentam responsabilizar a devastação da região aos povos indígenas. Mas é graças aos povos originários que o Cerrado ainda resiste. Sem terras indígenas o Cerrado Amazônico seria uma grande lavoura de monoculturas carregadas de agrotóxicos e imensos pastos para criação de gado.

A Brigada NINJA Amazônia foi até as aldeias do povo Xavante para conhecer a resistência desse povo que é guardião do cerrado e conversou com o presidente da principal entidade que representa os povos que vivem no Território Indígena do Xingu, Atix, Ianukula Kaiabi Suia, para denunciar o contexto de ameaças dos povos indígenas da região.

VEJA TAMBÉM:

Paraíso Roubado – Episódio Tapajós

Queimadas, especulação imobiliária, grilagem, prisões ilegais, perseguição política, tudo isso na região que ocupa o primeiro lugar no ranking de lugares mais bonitos do mundo com praias de água doce, Alter do Chão (PA).